Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Membros e Servidores recebem treinamento para utilizar o sistema TUCUJURIS

    Danielly Salomão

    Nesta segunda-feira 15, Membros e Servidores do Ministério Público Estadual receberam treinamento de adaptação ao Sistema de Informação de Gestão de Processos - Tucujuris, ferramenta utilizada pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). O curso foi ministrado pelo juiz Luciano Assis, membro da Comissão de Informatização e coordenador da Equipe de Desenvolvimento do Sistema.

    O Sistema que virtualizará todos os processos judiciais e extrajudiciais, foi aprovado pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público, no dia 1º de setembro de 2009, a implantação do Tucujuris no MP-AP foi possível após Convênio de Cooperação Técnica assinado em agosto do ano passado com o TJAP. A proposta foi feita pela Comissão de Virtualização dos Processos, que reforça os laços para uma boa relação institucional entre os órgãos.

    Segundo o palestrante a iniciativa do Tribunal em proporcionar ao Ministério Público acesso ao Sistema, consiste em oferecer ao órgão aprimoramento e celeridade na tramitação de seus atos processuais. A finalidade será oferecer o controle dos atos processuais praticados pelo próprio Ministério Público nos processos que tramitam na Justiça do Estado, proporcionando transparência nos atos dando ênfase no princípio da publicidade e assim permitir aos jurisdicionados acesso às informações de tramitação do processo. Agora o cidadão saberá quanto demora e com quem está o processo e seu andamento, informou o juiz Luciano Assis.

    Funcionamento

    O Tucujuris será implantado por meio de consulta e remessa de processos feita pelo TJAP e encaminhada para o MP-AP no âmbito do segundo grau. Em seguida, serão implantados o parecer e a distribuição eletrônica para as demais Promotorias de Justiça da capital e do interior. Entre os benefícios que o Tucujuris proporcionará ao Ministério Público, estão: maior segurança na tramitação de processos entre TJAP/MP-AP; transparência e celeridade dos atos processuais; redução da burocracia, economia do espaço físico para armazenar processos, economia dos custos com materiais de expediente e nas despesas com transporte, correio e estagiários.

    SERVIÇO:

    Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

    Contato: (96) 3212-1739/8121-6478 Email: asscom@mp.ap.gov.br

    • Publicações1181
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/membros-e-servidores-recebem-treinamento-para-utilizar-o-sistema-tucujuris/2121272

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)